quinta-feira

As atribuições do técnico em administração


Ao técnico em administração são atribuídas as atividades de coordenar, planejar, subsidiar e executar atividades ligadas a área administrativa, financeira, de produção, de recursos humanos, marketing  e de logística.Para tanto é necessário que o técnico em administração  tenha uma boa visão e saiba tomar as decisões na hora certa.precisa saber planejar e executar  planos estratégicos dentro da empresa.
O técnico em administração tem que estar apto a desempenhar várias funções de apoio administrativo como: protocolo e arquivos, confecção e expedição de documentos administrativos e controle de estoques, ao mesmo tempo em que está capacitado para auxiliar o departamento  financeiro das empresas ,alem de operar sistemas de informações gerenciais,utilizar ferramentas de informática básica,como suporte as operações organizacionais  e auxiliar do desenvolvimento de processos de logística,marketing,projetos e  na gestão de pessoas como os recursos humanos.
O técnico precisa estar capacitado e saber lidar com pessoas,pois também lhe cabe a tarefa de organizar e liderar pessoas  e como na gestão de pessoas ele precisa ter visão para poder enxergar além da capacidade da pessoa e encontrar novos talentos.Poe isso o técnico administrativo deve apresentar facilidade em se relacionar como pessoas,ter iniciativa e espírito empreendedor e ter espírito de equipe entendendo que ele não está só e que muitas vezes terá que promover a união da equipe e que se está relacionando com pessoas precisa saber resolver conflitos,procurando a melhor solução de forma a não se prejudicar e não prejudicar a equipe e a empresa em que trabalha.
O técnico administrativo pode ser entendido como um profissional multifuncional que será capaz de desempenhar as funções ligada a área administrativa de empresa com competência e dedicação dês de a área financeira até a área de administração de pessoas,para isso ele deverá ser capaz de :
  • identificar e interpretar as diretrizes do planejamento estratégico, do planejamento tático e do plano diretor aplicáveis à gestão organizacional;
  • Interpretar resultados de estudos de mercado, econômicos ou tecnológicos, utilizando-os no processo de gestão;
  • Utilizar os instrumentos de planejamento de recursos humanos;
  • Utilizar os instrumentos de planejamento tributário, financeiro e contábil;
  • Utilizar os instrumentos de planejamento de recursos materiais, dos recursos mercadológicos, do patrimônio, dos seguros e dos sistemas de informação.
Para que possa desenvolver atividades de apoio ele deverá adquirir as seguintes competências:
  • Participar da elaboração de objetivos e metas da organização, considerando a sua missão, cultura, valores, etc.;
  • Levantar e tratar dados para o processo de planejamento organizacional;
  • Coletar e tratar dados para o planejamento de marketing de produtos e marketing de serviços;
  • Coletar e tratar dados para o planejamento físico e financeiro de recursos humanos;
  • Levantar dados financeiros para subsidiar decisões em nível de gestão;
  • Coletar e tratar dados para o planejamento e obtenção de recursos materiais e serviços;
  • Analisar dados relativos aos aspectos mercadológicos, financeiros, humanos, físicos, patrimoniais e outros.

Bibliografia


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