Ao técnico em administração são atribuídas as atividades
de coordenar, planejar, subsidiar e executar atividades ligadas a área administrativa,
financeira, de produção, de recursos humanos, marketing e de logística.Para tanto é necessário que o
técnico em administração tenha uma boa
visão e saiba tomar as decisões na hora certa.precisa saber planejar e
executar planos estratégicos dentro da
empresa.
O técnico em administração tem que estar apto a desempenhar
várias funções de apoio administrativo como: protocolo e arquivos, confecção e
expedição de documentos administrativos e controle de estoques, ao mesmo tempo
em que está capacitado para auxiliar o departamento financeiro das empresas ,alem de operar sistemas
de informações gerenciais,utilizar ferramentas de informática básica,como
suporte as operações organizacionais e
auxiliar do desenvolvimento de processos de logística,marketing,projetos e na gestão de pessoas como os recursos
humanos.
O técnico precisa estar capacitado e saber lidar com
pessoas,pois também lhe cabe a tarefa de organizar e liderar pessoas e como na gestão de pessoas ele precisa ter
visão para poder enxergar além da capacidade da pessoa e encontrar novos talentos.Poe
isso o técnico administrativo deve apresentar facilidade em se relacionar como
pessoas,ter iniciativa e espírito empreendedor e ter espírito de equipe
entendendo que ele não está só e que muitas vezes terá que promover a união da
equipe e que se está relacionando com pessoas precisa saber resolver
conflitos,procurando a melhor solução de forma a não se prejudicar e não
prejudicar a equipe e a empresa em que trabalha.
O técnico administrativo pode ser entendido como um
profissional multifuncional que será capaz de desempenhar as funções ligada a
área administrativa de empresa com competência e dedicação dês de a área
financeira até a área de administração de pessoas,para isso ele deverá ser
capaz de :
- identificar e interpretar as diretrizes do
planejamento estratégico, do planejamento tático e do plano diretor
aplicáveis à gestão organizacional;
- Interpretar resultados de estudos de mercado,
econômicos ou tecnológicos, utilizando-os no processo de gestão;
- Utilizar os instrumentos de planejamento de
recursos humanos;
- Utilizar os instrumentos de planejamento
tributário, financeiro e contábil;
- Utilizar os instrumentos de planejamento de
recursos materiais, dos recursos mercadológicos, do patrimônio, dos
seguros e dos sistemas de informação.
Para que possa desenvolver atividades de apoio ele deverá
adquirir as seguintes competências:
- Participar da elaboração de objetivos e metas
da organização, considerando a sua missão, cultura, valores, etc.;
- Levantar e tratar dados para o processo de
planejamento organizacional;
- Coletar e tratar dados para o planejamento de
marketing de produtos e marketing de serviços;
- Coletar e tratar dados para o planejamento
físico e financeiro de recursos humanos;
- Levantar dados financeiros para subsidiar
decisões em nível de gestão;
- Coletar e tratar dados para o planejamento e
obtenção de recursos materiais e serviços;
- Analisar dados relativos aos aspectos
mercadológicos, financeiros, humanos, físicos, patrimoniais e outros.
Bibliografia
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